| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning


 Clássicos

  11/08/2005
  0 comentário(s)


CARAVANA DE CHEVROLETS BRASIL FAZ LARGADA PROMOCIONAL EM FRENTE À GM

Aventura à moda antiga saiu de São Caetano do Sul, em frente ao portão principal da General Motors, como parte das comemorações de seus 80 anos no Brasil...

CARAVANA DE CHEVROLETS BRASIL FAZ LARGADA PROMOCIONAL EM FRENTE À GM


A aventura já começou. Os carros só vão deixar o Brasil dia 28 de agosto, em Manaus, início oficial da expedição. Mas, na cabeça dos 11 expedicionários, em seus sonhos, a viagem já corre solta. Principalmente depois da largada promocional realizada nesta quinta-feira (11/08), às 11 horas, em frente ao portão principal da General Motors do Brasil, na av. Goiás, 1805, em São Caetano do Sul, Grande São Paulo.

Depois de atravessar o portão número 1 da GM, receber votos de boa viagem do presidente da empresa Ray Young e do vice-presidente, José Carlos Pinheiro Neto, os 11 expedicionários sentiram um frio na barriga. A aventura já começou. Para todos os efeitos, a Expedição seguiu pela av. Goiás, em direção a seu destino: Detroit (EUA).

Para o presidente da GM do Brasil, Ray Young, a aventura vai mostrar do que um veículo Chevrolet, preservado em suas características originais, é capaz:

"Ao longo dos 80 anos de sua história no Brasil a GM sempre atribuiu enorme importância à preservação dos veículos que contribuíram para escrever a história de sucesso da empresa no país", disse.

"Esta expedição, sem dúvida alguma, reforça todo o carinho que a GM dedica ao seu acervo. Os veículos estão impecáveis e são um orgulho para a nossa empresa", acrescentou José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.

Em direção a Manaus

Estrada e poeira. A Expedição já segue, a partir desta sexta-feira, em direção a Manaus para atravessar o continente Sul-americano, a América Central, México e atingir Detroit, nos Estados Unidos, no velho estilo dos aventureiros e no velho estilo dos carros antigos.

Os carros dessa viagem já estão prontos. Passaram pela última revisão. São três veículos Chevrolet, sendo duas picapes Chevrolet Brasil e uma Amazonas, todas da década de 60. O quarto veículo que deveria fazer a expedição, uma Veraneio 1968, não ficou pronta a tempo. Por isso, a expedição será feita por 11 aventureiros e três carros. A partida de Manaus ocorrerá dia 28 de agosto, e deverá terminar dia 2 de outubro, em Detroit, nos Estados Unidos.

A expedição faz parte das comemorações dos 80 anos da General Motors no Brasil. E, por isso, um desses veículos, uma picape Chevrolet Brasil 1960 será doada ao museu da General Motors Corporation. A picape a ser entregue ao Heritage Center, da General Motors, em Detroit, EUA, foi restaurada nas oficinas do Museu de Tecnologia da Ulbra " Universidade Luterana, no Centro Universitário de Canoas (RS), juntamente com outra picape Chevrolet Brasil 1963 e um utilitário Amazonas de 1963 e uma Veraneio de 1968.

O evento também é copatrocinado pela Esso Brasileira de Petróleo, pela Goodyear do Brasil e pela ACDelco. As quatro picapes atravessarão 10 países e percorrerão mais de 20 mil quilômetros usando pneus Wrangler, os mesmos utilizados no Rally Internacional dos Sertões, a maior prova off-road da América Latina.

Objetivo da expedição

O grande objetivo da expedição, batizada de "Old Way Expedition", é mostrar o desenvolvimento industrial automotivo do Brasil nos últimos 50 anos, desde a famosa linha Chevrolet Brasil, que de tão importante é a única no mundo, onde o mapa do país, no caso o Brasil, foi colocado em amarelo, dentro da gravata Chevrolet, logotipo oficial da marca.

Além de mostrar o que é que o Brasil já produziu e tem condições de produzir, Old Way Expedition tem um cunho poético: andar, pela primeira vez, 20 mil quilômetros em uma frota de carros antigos, preservados em seu estilo original.

Expedicionários

A Old Way Expedition é formada por 11 apaixonados por carros antigos. Tanto que todos eles são colecionadores. O grupo viajará com três carros.

Veículo Um, Chevrolet Brasil 1962:

L.C.Fanfa (colecionador e consultor do Museu da Ulbra) e Cláudio Fanfa (colecionador e publicitário).

Veículo Dois, Chevrolet Amazonas 1962:

José Aurélio Afonso Filho, diretor da FIVA e presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos, Dário Meirelles, Francisco Meirelles, João Fernandes, Ricardo Antonio Amoedo Jacob e Sérgio Massa (empresários e colecionadores).

Veículo Três, Chevrolet Brasil 1960:

Evandro Romero (diretor do Museu da Ulbra), José Augusto Moreira (coordenador do Museu da Ulbra) e Nereu Leme (jornalista e vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa Automotiva - Abiauto).

Chevrolet Brasil

O ano de 1958 é marcado pela comemoração d0 Jubileu de Ouro da General Motors americana. Mas, também é lembrado como o ano de lançamento da linha de picapes brasileiras da empresa.

Naquele ano, saiu da linha de montagem da GM brasileira, em São Caetano do Sul, grande São Paulo, o primeiro modelo 3100, que ficou conhecido como Chevrolet Brasil. Era uma picape para cargas leves, chamada de Ëxpresso de Aço" nos anúncios e que trazia na frente do capô e nas laterais do pára-lama dianteiro a gravatinha da marca Chevrolet com o mapa ro Brasil, em amarelo, dentro desse logotipo.

Logo após esse lançamento, surgiram outras versões, inclusive a Amazona, que hoje seria classificada como utilitário esportivo, também chamada de tataravô da Blazer.

  Autor:   Redação


  Mais notícias da seção GERAL no caderno Clássicos
03/08/2005 - GERAL - COM MUITAS ATRAÇÕES, MONZA CLUBE REALIZA, EM SÃO PAULO, SEU 3º ENCONTRO NACIONAL
O Monza Clube realizará no próximo sábado (06/08) o seu 3º Encontro Nacional, com o apoio da General Motors do Brasil......
28/07/2005 - GERAL - CARAVANA DE CHEVROLETS BRASIL VISITA A CAPITAL MUNDIAL DO AUTOMÓVEL
Aventura à moda antiga faz parte das comemorações dos 80 anos da General Motors no Brasil......
30/06/2005 - GERAL - "OPALEIROS" TEM ENCONTRO NO RAPOSO SHOPPING
A partir de 17 de julho, integrantes do Clube Amigos do Opala de São Paulo se reunirão, todo terceiro domingo do mês, no estacionamento do Raposo Shopping, das 10h às 14h.......
17/06/2005 - GERAL - COLECIONADORES DE CARROS ANTIGOS TÊM ENCONTRO MARCADO NA SEXTA ANTIGA
Evento é realizado todas as sextas-feiras, no Modelódromo do Ibirapuera......
06/05/2005 - GERAL - ENCONTRO DE VEÍCULOS ANTIGOS COMEMOROU O ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA
Uma das datas mais expressivas no mês de abril é sem dúvida o aniversário de Brasília, época que traz para esta cidade moderna o espírito que representa o amor ao Brasil......
27/04/2005 - GERAL - 10ª EDIÇÃO DO ENCONTRO PAULISTA DE AUTOS ANTIGOS SUPERA TODAS AS EXPECTATIVAS
Maior evento de veículos de coleção do Brasil, realizado em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, reuniu mais de 700 raridades......
06/01/2005 - GERAL - LAVÍNIA É ATRAÇÃO NO 1º ENCONTRO NACIONAL DE RODAS E MOTORES
Feira abre nesta quinta-feira (6) e reúne 40 expositores......
03/11/2004 - GERAL - BODAS DE OURO: FORD THUNDERBIRD FESTEJOU 50 ANOS
Para comemorar a dta, a Ford revelou um projeto para a produção de uma edição limitada 50th Anniversary do modelo......
31/08/2004 - GERAL - COMEÇA NO PRÓXIMO SÁBADO O 3o ENCONTRO BRASILEIRO DE VEÍCULOS ANTIGOS E HOT HODS
A estância hidromineral de Serra Negra sediará a maior exposição de carros antigos já realizada no Brasil... ...
16/07/2004 - GERAL - CHEVROLET CAMARO - THE AMERICAN WAY
Apresentado em meados de 1966, o Camaro sobreviveu até 2003, mas mantém fans até hoje......
09/07/2004 - GERAL - FORD GT 40: O MITO FAZ 40 ANOS E PREPARA O RETORNO
Este é o Ford de linha mais rápido da história......
06/07/2004 - GERAL - LOTUS ELAN - A PEQUENA JÓIA DE HETHEL
Pequeno e agíl, este foi um dos roadsters mais famosos da marca de Colin Chapman......
29/06/2004 - GERAL - FERRARI 288 GTO - HOMOLOGADO PARA CORRER
Modelo apresentado em 1984 marcou o retorno da Ferrari ao Gran Turismo...
25/06/2004 - GERAL - CARROS ANTIGOS SERÃO ATRAÇÃO DA CIDADE HISTÓRICA DE SANTANA DE PARNAÍBA NA GRANDE SÃO PAULO
Neste domingo (27/06), o III Encontro de Antigomobilismo será realizado no Centro Histórico da cidade...



Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning