| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning


 Manchetes

  20/09/2004
  0 comentário(s)


NOVO FORD F-350 CABINE DUPLA, O CAMINHÃO COM VERSATILIDADE DE AUTOMÓVEL

Veículo desenvolvido no Barsil, com foco nas necessidades dos clientes...

NOVO FORD F-350 CABINE DUPLA, O CAMINHÃO COM VERSATILIDADE DE AUTOMÓVEL


A Ford Caminhões lança mais uma grande novidade, o F-350 Cabine Dupla, caminhão leve que reúne características únicas no mercado, aliando capacidade de carga e robustez com a versatilidade e conforto típicos de um automóvel. O novo modelo tem espaço para acomodar até seis pessoas confortavelmente na cabine e mantém o mesmo tamanho da plataforma de carga da versão cabine simples. Com isso, oferece uma solução econômica e flexível de transporte para vários tipos de aplicações que hoje não são atendidas por nenhum outro veículo no mercado.

O F-350 Cabine Dupla foi apresentado pela primeira vez, ainda como protótipo, na Fenatran - Feira Internacional do Transporte, em 2003. A boa receptividade do público motivou a Ford a dar continuidade ao desenvolvimento do produto, que inaugura um novo nicho no mercado de caminhões.

"Nessa configuração, o Ford F-350 não encontra concorrentes diretos no mercado e vem atender as necessidades de consumidores que precisam de um caminhão que ofereça, ao mesmo tempo, conforto para suas equipes de trabalho, espaço e capacidade de carga. É um produto inovador concebido de acordo com a nossa estratégia de oferecer o melhor negócio em transporte para os clientes", afirma Flavio Padovan, diretor de Operações de Caminhões da Ford.

Essa combinação representa uma grande vantagem, por exemplo, para empresas de manutenção de serviços públicos, que com apenas um F-350 Cabine Dupla podem realizar atividades que antes exigiam dois veículos. Desse modo, além de reduzir os custos de manutenção da frota, consegue-se aumentar a eficiência e a agilidade na execução dos serviços. O novo modelo oferece, ao mesmo tempo, uma opção atraente para os usuários de regiões rurais, onde a necessidade de veículos de uso misto é muito grande.

O F-350 Cabine Dupla é um veículo único no seu segmento, tanto em termos de conforto como de rentabilidade. Visualmente, sua característica mais marcante é a ampla cabine, com 3.993 mm de comprimento e capacidade para transportar com folga até seis pessoas (motorista e cinco passageiros). Ela foi desenvolvida dentro dos conceitos mais modernos de ergonomia, segurança e conforto. E inclui uma série de itens normalmente encontrados nos melhores automóveis de passeio, como ar-condicionado, banco com revestimento em tecido, preparação para instalação de equipamento de som com antena e alto-falantes, aviso sonoro de chave na ignição e faróis acesos, vidros verdes e painel traseiro com rede porta-objetos. Além disso, traz um novo painel de instrumentos, com desenho moderno e funcional.

Versatilidade de aplicações

O novo caminhão garante maior versatilidade e agilidade na realização de atividades que, além da necessidade de carregar diversos equipamentos de trabalho, requerem também o transporte de uma equipe de profissionais. Por isso é indicado, por exemplo, para empresas prestadoras de serviços de manutenção pública, como manutenção de rede elétrica, redes de água e esgoto, sinalização de trânsito e publicitária e concessionárias de rodovias. Neste último caso, o F-350 Cabine Dupla pode ser utilizado como socorro mecânico para rebocar o veículo acidentado ou com problemas, proporcionando ao mesmo tempo praticidade e segurança para transportar os seus ocupantes, acomodados confortavelmente dentro da cabine.

A aplicação do F-350 Cabine Dupla em regiões rurais também permite uma versatilidade sem igual. Devido à sua robustez, espaço interno e conforto, ele representa uma ótima alternativa como veículo mais voltado ao trabalho e de baixo custo.

Conforto na cabine

A vocação de uso misto do F-350 Cabine Dupla é reforçada pela oferta de equipamentos opcionais como ar-condicionado, revestimento dos bancos em vinil ou tecido e preparação para instalação de rádio/CD-player com antena e alto-falantes, típicos dos melhores automóveis. A trava de segurança das portas traseiras é outro detalhe que indica a preocupação da Ford em oferecer um veículo comercial que também pode ser aproveitado em diferentes situações do dia-a-dia, inclusive como veículo da família.

Outro atributo que o diferencia o veículo dentro do segmento é a sua cabine em estilo "car like", com desenho semelhante ao de um automóvel, de perfil aerodinâmico, moderno e bonito, seguindo o padrão adotado pela Série F em todo o mundo. Essa configuração, junto com as quatro portas, amplas e com bom ângulo de abertura, facilita o acesso dos passageiros à cabine.

Os bancos rebatíveis na proporção um terço/dois terços, tanto na frente como atrás, dão flexibilidade na utilização do espaço. O bom isolamento térmico e acústico é outro fator que contribui para o conforto dos passageiros.

Espaço para carga

Mas não é só dentro da cabine que estão as vantagens do F-350 Cabine Dupla. Sua configuração voltada para o uso comercial deixa claro que se trata de um caminhão, com toda a robustez e capacidade de carga esperadas de um veículo desse porte.

Mesmo com a cabine maior, o F-350 Cabine Dupla não perdeu em nada a capacidade volumétrica original do modelo convencional. Pelo contrário, teve essa capacidade ampliada devido à maior distância entreeixos, o que lhe dá uma enorme vantagem frente às demais opções existentes no mercado. Sua plataforma de carga, com 2.630 mm, pode ser estendida para comportar carrocerias de até 4.112 mm de comprimento e permite a instalação dos mais diversos tipos de implementos com grande versatilidade e eficiência, que também são marcas registradas da versão com cabine regular.

Intercambiabilidade

O F-350 Cabine Dupla é 893 milímetros mais comprido que o modelo com cabine simples. Tanto a distância entreeixos como o comprimento da cabine foram aumentados na mesma medida. Por isso, a plataforma de carga de ambos os modelos permaneceu igual - 2.630 mm -, o que permite total intercambiabilidade de carrocerias entre eles.

O F-350 Cabine Dupla tem PBT homologado de 4.500 kg e carga útil mais carroceria de 1.370 kg, mais seis ocupantes, ou 1.745 kg (somente com o motorista). Seu peso total em ordem de marcha é de 2.680 kg.

Potência e durabilidade

O F-350 Cabine Dupla oferece praticamente o mesmo desempenho do modelo com cabine regular, que é garantido pela força do motor diesel Cummins B 3.9 L, de quatro cilindros em linha, com 141 cv de potência e 51 kgfm de torque (a 1.500 rpm). A caixa de mudanças, tipo ZF S5, de cinco velocidades com overdrive, possui duplo cone de sincronização e se caracteriza tanto pela robustez como pelos engates suaves e precisos. Essa sensação é reforçada pela embreagem auto-ajustável, que mantém o esforço do pedal constante durante toda a vida do disco de embreagem e também aumenta a sua durabilidade.

O conforto dos passageiros é acentuado pela suspensão dianteira tipo "Twin-I-Beam", produzida em aço forjado, com molas helicoidais independentes reforçadas, amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora. A suspensão traseira possui eixo rígido com barra estabilizadora, feixe de molas semi-elípticas e também utiliza amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação. O eixo com cubos de roda do tipo "bearing pack" facilita a manutenção e proporciona grande resistência para o serviço pesado.

Economia e segurança

O chassi tipo escada, com longarinas retas, facilita o encarroçamento e permite a instalação de diversos tipos de implementos, como carroceria tipo baú, cesto aéreo ou reboque. A utilização de rodagem simples na traseira é outro item que favorece a economia: além de evitar gastos adicionais com pneus, permite o pagamento de pedágio como veículo de passeio.

O eixo traseiro autoblocante garante tração eficiente em diversos tipos de terreno, em conjunto com os pneus Scorpion LT 265/75 R, radiais direcionais sem câmara de 10 lonas, com capacidade de carga E, da Pirelli. O sistema de freios, com discos ventilados na dianteira e a tambor na traseira, é dotado de válvula sensível à carga (LSV), que regula a pressão dos freios traseiros de acordo com o carregamento, oferecendo eficiência e segurança nas frenagens.

O tanque de combustível, produzido em plástico de engenharia, com capacidade para 110 litros, proporciona excelente autonomia.

A linha F-350 é disponível para pronta entrega nas cores sólidas branco Diamante, vermelho Bari e preto Ebony, nas metálicas prata Geada e verde Bali e nas perolizadas azul Mônaco e vermelho Milão. E pode ser fornecida também em qualquer outra cor solicitada pelo cliente, sob encomenda.

Assistência pós-venda

O novo Ford F-350 oferece um ano de garantia sem limite de quilometragem. E o cliente conta com a assistência técnica da Rede de Distribuidores Ford Caminhões, formada por 120 distribuidores instalados, em pontos estratégicos de todo o Brasil. A estrutura de atendimento pós-venda da Ford Caminhões inclui também serviços diferenciados que garantem apoio técnico, socorro mecânico e reposição de peças para o veículo do cliente em qualquer situação.

Um deles é o Disk Ford Caminhões, que atende 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo telefone 0800 703 3673 (ligação gratuita), com profissionais treinados para orientar e esclarecer dúvidas. Para serviços de socorro ou qualquer outro tipo de ajuda, o motorista dispõe também do plantão 24 horas do S.O.S. Ford, cobrindo todas as localidades do território nacional.

O Peça Fácil Ford é outro sistema voltado para a satisfação dos frotistas e caminhoneiros. Ele é suportado pelo mais moderno centro de distribuição de peças, com mais de 30.000 itens de caminhões em estoque, que garante a entrega de peças em até 24 horas em todas as capitais do País.
  Autor:   Redação


  Mais notícias da seção LANÇAMENTO no caderno Manchetes
26/08/2004 - LANÇAMENTO - 350Z ROADSTER EM PARIS
A marca japonesa apresentará também o novo Pathfinder......



Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning