| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning


 Notícias - Geral

  01/11/2005
  0 comentário(s)


FORD BRASIL INAUGURA PORTO PRIVATIVO NA BAHIA

Com o 1º embarque de 1.750 veículos para o México, a Ford inaugurou nesta segunda-feira o Terminal Portuário Privativo Miguel de Oliveira...

FORD BRASIL INAUGURA PORTO PRIVATIVO NA BAHIA


Com o primeiro embarque de 1.750 veículos para o México, a Ford Brasil inaugurou nesta segunda-feira, dia 31 de outubro, o Terminal Portuário Privativo Miguel de Oliveira, no Canal de Cotegipe, ligação entre a Baía de Todos os Santos e a Baía de Aratu, no município de Candeias, Bahia. O terminal terá um papel importante na logística de escoamento da produção do Complexo Industrial Ford Nordeste, localizado em Camaçari, a 35km, e servirá também para importação de veículos da Ford para todo o mercado brasileiro.

O novo porto tem estacionamento de 119 mil metros quadrados, com capacidade para 6.024 veículos, e receberá navios de grande porte, que farão o transporte da produção da fábrica para países como México e Argentina. O terminal foi construído pelo Governo da Bahia, através da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial, e foi cedido à Ford Brasil através de contrato de concessão de uso como parte da política estadual de desenvolvimento da infra-estrutura e logística em apoio à atividade industrial.

Além de encurtar a distância e o tempo de transporte entre a fábrica e o embarque, atualmente feito pelo Porto de Salvador, o novo porto vai melhorar os processos logísticos e eliminar o trânsito de caminhões-cegonha em áreas urbanas. O trânsito de carretas será feito através do Canal de Tráfego, via-expressa que liga a zona portuária da Baía de Aratu ao Poló Industrial de Camaçari, em um percurso de 35km.

Com o novo terminal, não haverá mais a limitação de espaço encontrada no Porto de Salvador para embarque e desembarque de carros. O estacionamento de veículos chegava a ocupar a maior parte da área alfandegada do Porto de Salvador e dificultava a operação de exportação da montadora.

Importância

A Ford representa atualmente 15,11% das exportações de todo o Estado da Bahia, o que significou U$ 800 milhões de divisas somente nos últimos 12 meses. Da fábrica de Camaçari, onde são produzidos 912 veículos por dia, 40% vão para o mercado externo, principalmente para o México e demais países da América Central, para a Argentina, Chile e Venezuela, dentre outros mercados da América do Sul.

"A infra-estrutura é fundamental para a sustentabilidade da produção de veículos na Bahia", diz Antonio Maciel Neto, presidente da Ford América do Sul. Segundo ele, com obras como essa a Bahia garante competitividade para atração de investimentos geradores de renda e empregos, como foi a implantação do Complexo Industrial Ford Nordeste, responsável atualmente por 8.500 empregos diretos em Camaçari.

"As exportações são importantes para o sucesso da fábrica de Camaçari, garantindo um equilíbrio das vendas entre mercado interno e mercado externo", explicou Barry Engle, presidente da Ford Brasil. Para ele, o novo porto também ampliará a infra-estrutura de logística da Bahia uma vez que a maior parte da área utilizada pela Ford no Porto de Salvador poderá ser liberada para atração de novos negócios para o estado.

Como o novo porto não dispõe de um terminal de conteineres, a Ford continuará exportando pelo Porto de Salvador peças e CKD (veículos desmontados, que são enviado para montagem na fábrica de Valencia, na Venezuela).

O Terminal Portuário Privativo Miguel de Oliveira é equipado com um pier de 193 metros, que permite a atracação de navios de grande porte. O acesso ao terminal é feito através do Canal de Cotegipe, na Baía de Aratu, área protegida de mar, com calado de 22 a 25 metros.

A operação de embarque e desembarque de veículos da fábrica para o porto será feita através de 10 baias dotadas de rampas, que permitirão a operação de até 10 caminhões-cegonha simultaneamente. As 6.024 vagas de estacionamento são demarcadas com um moderno sistema de rádio-frequência, que permite a localização de qualquer veículo de forma precisa em segundos.

O novo porto foi construído já dentro das novas exigências de segurança internacionais. Câmeras de TV fixas e móveis, circuito interno de TV, guaritas de vigilância e controle rigoroso dos acessos de visitantes nas áreas alfandegadas fazem parte dos equipamentos de segurança adotados para atender às exigências do Código Internacional para Proteção de Navios (ISPS Code).

Quatros anos na Bahia

A inauguração do terminal portuário privativo coincide com a comemoração dos quatro anos de implantação do Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, inaugurado em outubro de 2001, responsável pela geração de 8.500 empregos diretos. Desde o início das atividades da fábrica, a Ford já produziu nada menos do que 600 mil veículos no estado da Bahia, o que demonstra o sucesso do empreendimento.

Resultado de um investimento de U$ 1,9 bilhão, aplicados pela Ford e por empresas sistemistas, a fábrica de Camaçari é uma das mais modernas do mundo, com o estado-da-arte em tecnologia automotiva e desenvolvimento de produto. Funcionando em três turnos de trabalho, a fábrica opera atualmente com 100% de sua capacidade instalada, produzindo 912 carros por dia, ou um veículo a cada 80 segundos.

O complexo reúne sob o mesmo teto a Ford e outras 25 empresas que fornecem módulos e serviços para a montagem de veículos. Elas estão instaladas em um terreno de 4,7 milhões de m², com mais 5 milhões de m² no entorno da fábrica destinados exclusivamente para preservação ambiental.

Em Camaçari, são produzidos o Novo Fiesta Hatch, o Novo Fiesta Sedan e o EcoSport, carros que estão entre os 10 veículos mais vendidos do Brasil, em 2005, segundo o Renavan (Registro Nacional de Veículos Automotores). O primeiro a ser produzido foi o Novo Fiesta Hatch, que teve o seu lançamento em abril de 2002, seguido pelo EcoSport 4x2, em janeiro de 2003, EcoSport 4WD, em março de 2004, e o Novo Fiesta Sedan, em agosto de 2004.

Exportações em crescimento

Desde a inauguração em outubro de 2001, a fábrica de Camaçari vem mantendo um ritmo crescente nas exportações, que atingiram o nível atual de 40% da produção. Em 2002, ano do início das exportações, a Ford enviou 16.320 veículos de Camaçari para o mercado externo. Em 2003, o crescimento foi de 231%, com 54.145 unidades exportadas. Em 2004, foram 79.698 unidades, com aumento de 47% em relação ao ano anterior. Em 2005, apenas nos primeiros nove meses, foram 77.382 unidades, totalizando 227.545 unidades exportadas desde 2002 e um montante de U$ 1,7 bilhão em divisas.

. Homenagem

O terminal portuário foi batizado com o nome de Miguel de Oliveira, ex-gerente de Assuntos Institucionais e Governamentais da Ford, morto em dezembro de 2004, que teve um papel importante na implantação do novo porto. Miguel de Oliveira trabalhou durante 25 anos na Ford Brasil e deixou um legado importante de relacionamentos para a empresa na área governamental em todo o Brasil.

  Autor:   Redação


  Mais notícias da seção GERAL no caderno Notícias - Geral
01/11/2005 - GERAL - TOYOTA FAZ RECALL DA HILUX SW4
Toyota convoca proprietários de Hilux SW4 fabricados entre 1992 e 1995 para substituição da barra de ligação do sistema de direção......
25/10/2005 - GERAL - A DIRETORIA DA FORD AMÉRICA DO SUL COMUNICA A PROVAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE UM NOVO VEÍCULO
A nova base será fabricada na planta da marca em São Bernardo do Campo, SP......
11/10/2005 - GERAL - OLD WAY EXPEDITION TERMINA VIAGEM DO BRASIL AOS EUA EM 38 DIAS
Expedição chega a Detroit, nos Estados Unidos, e conclui a missão de entregar uma picape Chevrolet Brasil 1960 ao museu da GM......
08/10/2005 - GERAL - DIRETORIA DA GM MOSTRA NOVO VECTRA AO PRESIDENTE LULA
Solenidade ocorreu em Brasília, local do lançamento do novo modelo Chevrolet......
05/10/2005 - GERAL - FORD SHELBY GT500 É O MUSTANG CONVERSÍVEL MAIS POTENTE JÁ PRODUZIDO, COM 444 CV
A Ford anunciou que o Mustang Shelby GT500, com lançamento programado para o segundo semestre do ano que vem, terá também uma versão conversível......
05/10/2005 - GERAL - FOX RECEBE PRÊMIO MÁXIMO DO DESIGN BRASILEIRO
De todos as concursos nacionais que enaltecem o tema "design", o prêmio instituído pelo Museu da Casa Brasileira distingüe-se na importância e na tradição......
22/09/2005 - GERAL - GM DO BRASIL INICIA A PRODUÇÃO EM SÉRIE DO NOVO VECTRA
Pré-venda do modelo Chevrolet já atinge quase 1.600 unidades......
22/09/2005 - GERAL - EM FRANKFURT, IOSIS ANTECIPA O DESIGN DO FUTURO DOS VEÍCULOS DA FORD
O conceito futurista Iosis é uma das grandes atrações da Ford no Salão Internacional de Frankfurt......
15/09/2005 - GERAL - VOLKSWAGEN APRESENTA 16 LANÇAMENTOS MUNDIAIS NO SALÃO DE FRANKFURT
A Volkswagen apresentará uma série de modelos novos que inclui 16 lançamentos mundiais no 61° Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (IAA)......
06/09/2005 - GERAL - FORD LANÇA O ECOSPORT 2006 COM NOVOS EQUIPAMENTOS
A Ford lança este mês a linha 2006 do EcoSport, que traz como novidades uma série de itens adicionais de conforto, conveniência e segurança......
05/09/2005 - GERAL - FORD LANÇA O NOVO FIESTA 2006 COM MAIOR OFERTA DE OPCIONAIS
A linha 2006 do Novo Fiesta chega este mês à rede de distribuidores Ford, com uma lista ampliada de opcionais tanto no modelo Hatch como no Sedan......
30/08/2005 - GERAL - OLD WAY EXPEDITION INICIA VIAGEM NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 1º
A largada oficial acontecerá em frente ao hotel Tropical Manaus......
30/08/2005 - GERAL - NOVO EOS SERÁ UMA DAS ESTRELAS DA VW NO SALÃO DE FRANKFURT
O novo cupê-cabriolet da Volkswagen, baseado no Concept C, já tem nome definido: Eos......
23/08/2005 - GERAL - PICAPES FORD COMEMORAM 80 ANOS
A Ford está completando 80 anos de pioneirismo e liderança mundial no segmento de picapes......
15/08/2005 - GERAL - COMPLEXO INDUSTRIAL DA GM DE SÃO CAETANO DO SUL COMPLETA 75 ANOS
Nesta unidade foi produzido o primeiro automóvel Chevrolet no país, o Opala, e de lá sairá neste ano o moderno modelo Novo Vectra......
11/08/2005 - GERAL - GM INICIA UMA NOVA CAMPANHA NACIONAL DE VAREJO
Objetivo é estimular as vendas dos veículos Chevrolet......
05/08/2005 - GERAL - LOBINI AUTOMÓVEIS FECHA EXPORTAÇÃO
A Lobini acabou de fechar um contrato de exportação de 49 unidades do Lobini H1......
03/08/2005 - GERAL - NOVO AUDI Q7 PASSA POR TESTE EXTREMO DE DURABILIDADE ANTES DO LANÇAMENTO EM FRANKFURT
O primeiro utilitário esportivo da marca alemã enfrenta dos desertos africanos à pista de teste mais radical do mundo, a Nordschleife de Nürburgring......
29/07/2005 - GERAL - SCANIA APRESENTA MOTOR DE 16 LITROS PARA MERCADO FLUVIAL
A Scania traz para o setor de embarcações fluviais do Amazonas o motor DI16M, que pode ser utilizado em empurradores, barcos de passageiros e balsas......
28/07/2005 - GERAL - SITE DA VW PREMIA HISTÓRIAS DE VIAGENS A BORDO DE UM VEÍCULO DA MARCA
O Viaje com Volks é o hotsite voltado para os amantes de turismo do website da Volkswagen do Brasil (www.vw.com.br)......
21/07/2005 - GERAL - COMPLEXO INDUDUSTRIAL DA GM EM GRAVATAÍ (RS) COMPLETA 5 ANOS
Unidade gaúcha já superou vários recordes e, em breve, alcançará a marca de produção de 600 mil veículos Chevrolet Celta...
21/07/2005 - GERAL - POLO CONQUISTA 95% DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES
Lançado há três anos no Brasil, modelo completará 150.000 unidades produzidas em agosto nas versões hatch e sedan......
16/07/2005 - GERAL - VOLKSWAGEN DO BRASIL LANÇA NOVA CAMPANHA DE PÓS-VENDA VISANDO INCREMENTAR EM 15% FLUXO NA REDE DE CONCESSIONÁRIA
A campanha "Soluções Originais com Preços Surpreendentes" oferece kits de peças e serviços com os melhores preços do mercado......
30/06/2005 - GERAL - DAIMLERCHRYSLER COLOCA MAIS VEÍCULOS COM CÉLULA DE COMBUSTÍVEL EM CIRCULAÇÃO
Mais de 100 veículos, entre automóveis, ônibus e vans, já estão operando em todo o mundo com isso a empresa reforça seu compromisso com a emissão zero......
29/06/2005 - GERAL - TOYOTA CONVOCA PROPRIETÁRIOS DE HILUX SW4 PARA RECALL
A toyota fará a substituição do pivô da suspensão dianteira dos modelos fabricados entre maio de 2001 e outubro de 2002......
28/06/2005 - GERAL - AUMENTANDO A SUA GAMA NA EUROPA: FORD CONFIRMA PRODUÇÃO DE NOVO VEÍCULO COM BASE NO SAV CONCEPT
O SAV Concept , que a Ford apresentou no Salão de Genebra e surpreendeu pela positiva da imprensa e dos visitantes, irá tornar-se realidade a curto prazo......
27/06/2005 - GERAL - NOVO VECTRA CHEGA AO MERCADO BRASILEIRO EM OUTUBRO
Modelo desenvolvido pela GM do Brasil será o único veículo de luxo criado e produzido no Brasil......
25/06/2005 - GERAL - MODELO ATUAL DO VECTRA DESPEDE-SE EM GRANDE ESTILO
Carro dos sonhos de muitos brasileiros, a segunda geração do modelo superou a produção de 300 mil unidades......
21/06/2005 - GERAL - HONDA FCX RECEBE CERTIFICAÇÃO DE SGURANÇA E PROTEÇÃO AMBIENTAL NO JAPÃO
Modelo movido a hidrogênio dá mais um passo em direção à produção em larga escala. Honda pretende comercializá-lo nos EUA ainda este ano......
20/06/2005 - GERAL - VOLKSWAGEN FOX É DECLARADO O CARRO MAIS SEGURO DA SUA CATEGORIA NA EUROPA
A Volkswagen acaba de provar aos europeus que carros acessíveis " além de bonitos, ágeis e espaçosos " também podem ser bastante seguros......



Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning
Busca em

  
1424 Notícias


Automobilismo
 

RALLYE

 

EM PROVA AGITADA, TÍTULO DO MITSUBISHI MOTORSPORTS SE SERÁ DECIDIDO EM ATIBAIA

 

STOCK CAR

 

LUCIANO BURTI VENCE A CORRIDA DA TC2000 EM BUENOS AIRES

 

STOCK CAR

 

LOSACCO GANHA STOCK CAR EM BUENOS AIRES E EMBOLA CAMPEONATO


Eventos 2004
 

GERAL

 

SCANIA CRIA CONCURSO QUE VAI REVELAR O MELHOR MOTORISTA DE CAMINHÃO DO BRASIL

 

GERAL

 

SALÃO AUTOMÓVEL DE XANGAI: NOVIDADES FORD EM DESTAQUE NA CHINA

 

GERAL

 

GM PARTICIPA DA REATECH 2005


Dicas
 

DICAS

 

MANUTENÇÃO PREVENTIVA: TRANQÜILIDADE NO PERÍODO DE FÉRIAS

 

DICAS

 

PNEUS: PEÇAS ESSENCIAIS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DOS VEÍCULOS

 

DICAS

 

MONROE ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DOS AMORTECEDORES


Notícias - Tempo Real
 

TEMPO REAL

 

DIRETORIA DA GM MOSTRA NOVO VECTRA AO GOVERNADOR DE SP

 

TEMPO REAL

 

FORD RANGER VENCE O PRÊMIO TOP CAR TV DE MELHOR OFF ROAD 4X4

 

TEMPO REAL

 

S10 RETOMA O PRIMEIRO LUGAR EM SETEMBRO


Tecnologia
 

TECNOLOGIA

 

TECNOLOGIA MAGNETI MARELLI EQUIPA OS CAMPEÕES DA F1, MOTO GP E WRC

 

TECNOLOGIA

 

TOYOTA POSSUI UMA DAS MAIS AVANÇADAS TECNOLOGIAS EM VEÍCULOS HÍBRIDOS


Notícias - Rápidas
 

RÁPIDAS

 

GM DÁ INÍCIO A INÉDITO PROGRAMA DE "TEST-DRIVE" DE LONGA DURAÇÃO

 

RÁPIDAS

 

GM REALIZA QUARTO "FEIRÃO NA FÁBRICA" DO ANO


Carros Conceitos
 

CONCEITO

 

VW CONCEPT R: O FUTURO É LINDO

 

CONCEITO

 

FORD SHELBY GR-1 - HERDEIRO DO GT


Tuning
 

TUNING

 

SHOPPING TAMBORÉ TRANSFORMA O DIA DOS PAIS COM UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL QUE INCLUI CARROS TUNING E DUB STILE

 

TUNING

 

CORSA TUNING É ELEITO O MELHOR CARRO DO 1º SALÃO TUNING


Gente & Fatos
 

GENTE

 

MICHEL DE LAMBERT SERÁ O NOVO PRESIDENTE DA SCANIA NA AMÉRICA LATINA

 

GENTE

 

FORD BRASIL TERÁ NOVO PRESIDENTE


Manchetes
 

LANÇAMENTO

 

NOVO FORD F-350 CABINE DUPLA, O CAMINHÃO COM VERSATILIDADE DE AUTOMÓVEL

 

LANÇAMENTO

 

350Z ROADSTER EM PARIS