| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning


 Tecnologia

  07/10/2004
  0 comentário(s)


REALIDADE VIRTUAL REVOLUCIONA O PROCESSO DE CRIAÇÃO DOS NOVOS CARROS VW

A Volkswagen AG anunciou em Wolfsburg uma revolução no desenvolvimento de veículos com a introdução de novas tecnologias...

REALIDADE VIRTUAL REVOLUCIONA O PROCESSO DE CRIAÇÃO DOS NOVOS CARROS VW


A Volkswagen AG anunciou em Wolfsburg, cidade-sede da empresa na Alemanha, uma revolução no desenvolvimento de veículos com a introdução de novas tecnologias em realidade virtual, inéditas na indústria automotiva, que permitirão à empresa uma redução de 30% no custo de criação de novos produtos, além do ganho de tempo e de eficiência no processo. A maior montadora da Europa está utilizando um mecanismo "Traçador de Linhas" em tempo real, que permite a inserção, movimentação e modificação de objetos (carros, peças, detalhes etc) dentro de um sistema tridimensional, de forma instantânea e interativa.

Graças a uma poderosa tecnologia de computação, volumes grandes e complexos de dados podem ser processados pelo sistema. Entre outras coisas, os engenheiros e designers da Volkswagen podem "virar a direção do carro", "ajustar o espelho interno", "visualizar sombras e luzes na superfície do veículo" e "ver até os reflexos no corpo do espelho retrovisor" sem tocar uma única peça de metal. O sistema pode gerar até mesmo sombras reais, refrações e reflexões de luz com extremo grau de realismo.

Para a introdução destas novas tecnologias, a Volkswagen investiu 20 milhões de euros em dois centros de desenvolvimento, o Centro de Visualização de Novos Projetos e o Centro de Mock-up (maquete) Completa, onde trabalham juntos profissionais das mais diversas áreas, incluindo designers e engenheiros. As novas instalações - computadores, espaço de visualização e escritórios - ocupam uma área de 4.500 metros quadrados e empregam 150 pessoas.

O design virtual dos novos carros Volkswagen são desenvolvidos preliminarmente neste sistema em um prazo mais curto, com um número maior de propostas, num custo mais baixo, permitindo uma "real" visualização (proporção, reflexões, curvas etc...) e discussão prévia, antes de se partir para modelos na escala 1:1:. Mesmo nos estágios mais precoces de seu desenvolvimento, é possível ver o novo produto em seu tamanho real por meio de uma tela especial de projeção chamada "Powerwall", com 5,10 m de largura por 2,10 m de altura.

Um outro ponto alto desta nova tecnologia é possibilitar a comparação direta entre o estágio "atual" de um produto e o design final "planejado" para ele: câmeras colhem imagens reais do carro em desenvolvimento, as quais são comparadas com imagens virtuais na tela Powerwall. Todas as eventuais diferenças são medidas e imediatamente incorporadas ao processo antes de os componentes serem produzidos.

Um outro elemento central do Centro de Visualização é a "Caverna": um cubo com uma lente lateral de 2,35 metros, que recebe a projeção de imagens em cada uma de suas telas do lado de fora como num cinema 3D. Do lado de dentro, os técnicos da Volkswagen são transportados para um mundo virtual por meio de vidros especiais e modelos virtuais em terceira dimensão. Lá, eles podem checar a ergonomia, a visibilidade e o design do interior do carro com todos seus equipamentos. Num estágio mais avançado será possível viajar por estradas virtuais nas cidades e no campo da Alemanha e de todo o mundo.
  Autor:   Redação


  Mais notícias da seção TECNOLOGIA no caderno Tecnologia
31/10/2005 - TECNOLOGIA - TECNOLOGIA MAGNETI MARELLI EQUIPA OS CAMPEÕES DA F1, MOTO GP E WRC
A tecnologia da Magneti Marelli Motorsport mais uma vez ajudou as equipes da Renault, Yamaha e Citroën a conquistarem o primeiro lugar no pódio......
27/10/2005 - TECNOLOGIA - TOYOTA POSSUI UMA DAS MAIS AVANÇADAS TECNOLOGIAS EM VEÍCULOS HÍBRIDOS
A Toyota Motor Corporation (TMC) investe fortemente em carros híbridos e hoje possui uma das mais avançadas tecnologias nessa categoria de veículos......
17/12/2004 - TECNOLOGIA - MAGNETI MARELLI TETRA FUEL: TECNOLOGIA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE JUNTOS
A Controle Motor, unidade responsável pelo desenvolvimento de Sistemas de Injeção Eletrônica da Magneti Marelli, sai na frente de seus concorrentes......
29/09/2004 - TECNOLOGIA - MICHELIN REVOLUCIONA COM PNEUS QUE NÃO LEVAM AR
Soluções desenvolvidas de forma pioneira nos centros de pesquisa da empresa estão sendo apresentadas pela primeira vez no Salão de Paris......
11/07/2004 - TECNOLOGIA - ÁGUA CONTRA BALAS
À primeira vista pode não parecer muito boa proteção para um automóvel, mas depois de estudos, percebeu-se que não é bem assim......
01/07/2004 - TECNOLOGIA - GRUPO ZF DESENVOLVE NOVO AMORTECEDOR INTELIGENTE COM GERENCIAMENTO ELETRÔNICO
Equipamento com amortecimento variável já está sendo fornecido para o novo Astra, na Europa ...



Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning